
Segundo o Instituto Pet Brasil, mesmo com a crise sanitária e econômica o setor de cuidado e higiene animal gerou um faturamento de R$ 40 bilhões ao final de 2020. Algo positivo quando comparado com outras áreas do mercado que sofreram uma queda brusca de vendas e demandas.
A tendência é de que a retomada do setor pet continue avançando em 2021. Assim, para quem é dono(a) de PetShop ou Centro de estética animal e visa acompanhar a recuperação do mercado, precisa analisar a gestão financeira do negócio.
A seguir, descubra alguns "pontos-chave" relacionados ao gerenciamento de custos:
1) Controle de despesas: Como reunir todos custos do meu petshop?
A sua planilha de custos está em dia? Inicie o levantamento de todas as despesas necessárias e elimine gastos irrelevantes. Fornecedores, taxas de serviços, logística de entrega, funcionários, etc, são questões que devem ser pontuadas e revisadas a cada mês. O ideal é que esta etapa caminhe paralelamente à dica número dois.
Por fim, além desses documentos de controle, ainda é possível contar com ferramentas de CRM ou plataformas de gestão de custos que tornam a gestão financeira mais ágil.
2) Contas separadas: Custos pessoais e profissionais
O fluxo financeiro do seu Petshop ou Centro de estética animal precisa estar desvinculado de contas pessoais. Gastos e despesas relacionadas ao negócio devem ficar restritos a uma conta específica. É importante entender que ao misturar os custos pessoais com os profissionais o gerenciamento do negócio se torna mais difícil e pouco eficaz.
3)Faturamento total e individual
Aumente o faturamento total do seu negócio observando o rendimento individual de cada produto ou serviço. Identifique as mercadorias e serviços mais rentáveis para ter uma ideia sobre quais pontos merecem um investimento maior, e também para melhor direcionar as suas estratégias de vendas.
4) A importância do planejamento financeiro
Uma gestão de custos eficaz depende de um planejamento financeiro inicial bem estruturado. Para os empreendedores do universo Pet que estão começando o primeiro passo é avaliar as viabilidades de investimento. Já para quem está há um tempo no mercado de higiene e cuidado animal, reavalie e entenda cada detalhe do seu capital de giro e fluxo de caixa.
5) Sistemas de gestão para maior controle e otimização
Atualmente, há no mercado diversas opções de softwares para maior controle e otimização de dados relacionados à gestão financeira. Procure conversar com empresas especialistas no desenvolvimento desses sistemas para agilizar a sua rotina. Invista e torne a tecnologia uma peça importante para o bom andamento do seu petshop.
6) Profissional de contabilidade para o seu petshop
Contar com a ajuda de um profissional contábil irá facilitar muito o seu trabalho. Lembre-se que além do financeiro a administração de um petshop envolve outras atividades. Distribua o seu tempo de maneira adequada. Com a ajuda de um especialista em finanças o seu trabalho terá um controle e rendimento maior.
Vale lembrar que o gerenciamento financeira é somente um dos processos que determina o sucesso do seu negócio. Procure pensar de uma maneira global. Por exemplo, para que cada parte do seu empreendimento funcione é importante que todas as peças (financeiro, administrativo, recursos humanos, logística, etc.) estejam alinhadas.
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